O que são as Casinhas de Oração?

(do Manual das Casinhas de Oração do Apostolado da Nova Evangelização – ANE)
casa-oracionAo falar de uma “Casinha de Oração”, em nosso Apostolado, referimo-nos com freqüência a duas coisas, que embora distintas, na verdade acabam sendo complementares entre si:
Em primeiro lugar, uma “Casinha de Oração” é uma pequena comunidade eclesial, isto é, um grupo de pessoas que procuram crescer juntas no Espírito, através da oração, da vida sacramental, do estudo e da comunhão fraterna, de acordo com o que estabelece o Magistério da Igreja Católica.
Por outro lado, também chamamos “casinha de oração” ao lugar físico no qual nos reunimos para realizar as atividades que nos permitem amadurecer espiritualmente e estender nosso trabalho apostólico à comunidade local.
 
Ali nos unimos com freqüência para rezar o Santo Rosário, ler a Sagrada Escritura e refletir sobre elas, conhecer mais a nossa Igreja, por meio do estudo do Catecismo e outros de seus importantes documentos, conhecer e compartilhar a espiritualidade própria de nosso Apostolado, e enriquecermo-nos participando da vida comunitária.
Nas casinhas de oração, fixamos para nós “propósitos de vida” comunitários e individuais, orientações que nos incentivam à prática das virtudes que ensina o Evangelho, a aprofundar nossa conversão e a promover a superação dos defeitos que nos impedem de parecermos mais com Jesus, no ideal de santidade que a Igreja propõe como uma legítima aspiração para todos e cada um de seus membros.
É por tudo isto que afirmamos que as “Casinhas de Oração” são “as células”, os núcleos básicos do Apostolado da Nova Evangelização.
Cada Casinha de Oração é o núcleo íntimo de crescimento espiritual do ANE, é o “destinatário especial da evangelização e ao mesmo tempo núcleo evangelizador” que surge da Igreja e para a Igreja, por meio de nossa Obra (Cf. Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi 58; citada em nossos estatutos, Capítulo IX, Art. 46. “Pequenas Comunidades Eclesiais ou ‘Casinhas de Oração’ ”)
Uma vez que nossos deveres principais, como membros do Apostolado da Nova Evangelização, são o de evangelizar a nós mesmos (por meio do conhecimento e da prática do Evangelho), e o de evangelizar aos demais (pela transmissão da Boa Nova e do testemunho pessoa de vida em Cristo, através do serviço aos mais necessitados), as casinhas de oração constituem, por sua vez, o instrumento e o “lugar privilegiado” da evangelização em nossa Obra.
Com efeito, é por meio das “casinhas de oração” que os membros do ANE se nutrem do Evangelho, para então levá-lo à comunidade de diversos modos: levando a Palavra a todas as pessoas com as quais nos relacionamos; procurando viver plenamente os valores cristãos; e servindo aos mais necessitados através dos vários ministérios que tem o ANE para desenvolver melhor seu trabalho apostólico.
É o caso do ministério da catequese, do ministério da saúde dos enfermos, do ministério de trabalho penitenciário, o de apoio à Igreja, o de crianças e jovens de rua, a pastoral da vida –Capítulo ANE–Pró-vida –, a pastoral da terceira idade, o ministério de assistência aos moribundos e outros ministérios que se adaptam e que devem adaptar-se em cada localidade, atendendo sempre as urgências pastorais das Igrejas particulares, de acordo com as possibilidades e a vocação dos integrantes de nosso Apostolado.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 22 de setembro de 2016

    […] O que são as Casinhas de Oração? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.